Espaço e Tempo – Conceitos do RPG

Primeiramente devo dizer que tempo real é bem diferente do tempo do RPG: 1 hora no RPG pode representar segundos em tempo real. Isso quer dizer que só saberemos quanto tempo se passou no RPG se perguntarmos ao MJ, mesmo assim o mesmo é inexato.

A função do MJ é se divertir enquanto diverte os PJs quando narra histórias. Essas “histórias” tem seus sinônimos que são Conto, Narrativa, Aventura ou Crônica. Em RPG tudo é a mesma coisa.

Conceitos como Cenário e Cena, são difíceis de explicar em RPG. Cenário é um mundo imaginário, um universo onde “vivem” seres imaginários. Em Bee, cada Cenário pode representar uma dimensão paralela, mas isso depende de quem joga. Isso quer dizer que se personagens puderem viajar entre dimensões paralelas, eles poderiam, por exemplo, parar num filme que o MJ havia visto anteriormente.

Cena é o pedaço de um filme ou peça que a plateia está presenciando num dado momento. Em RPG esse conceito pode até ser aplicado, levando em consideração que a platéia são os Jogadores e o próprio MJ. Uma Cena em que os Jogadores não podem atuar com seus personagens e o MJ não utiliza dados, não deveria ser considerada uma Cena. Essas “não-Cenas” costumam ocorrer quando, por exemplo, um PJ escorrega e cai de um lugar bem alto e não havia lugar onde se segurar. Nesse caso, o Jogador não poderia fazer coisa alguma.

Cena é um tempo e Cenário um espaço. Dentre os conceitos de tempo existe também o turno. Turno é a menor medida de tempo de RPG e ele difere completamente do tempo real e do tempo que passa dentro da narrativa. Sua medida de tempo na verdade é variável, isto é, pode ser um segundo, dois, três, meio e até mesmo ¼ de segundo.

Um conjunto de turnos, é uma rodada: quando todos num combate tiverem feito um turno, uma rodada terá passado. Esse sistema de rodadas e turnos geralmente só é utilizado numa cena especial cujo nome já foi dito: combate.

Se quiser saber mais sobre combate vá até o capítulo sobre combate. Mesmo assim há algo que se deve saber antes e revisado depois. O turno de um personagem geralmente possui uma medida “t”, essa medida é 1,0t. Por meios mágicos o personagem pode chegar à ter 2,0t e até mesmo 0,5t. Mas o que se pode fazer com 0,5t? Bem, quando se tem 1,0t o personagem pode fazer duas ações: uma equivalente à um movimento com 0,5t e outra equivalente à um ataque. Ora, se ele tiver somente 0,5t por turno, ele só poderá fazer uma das duas ações. Se ele tiver 2,0t por turno, então ele poderá fazer 2 ações de movimentação e 2 de ataque.

Quanto ao espaço, este, assim como o tempo, existe somente na imaginação dos participantes e/ou em anotações. Isso é uma das coisas que devemos sempre ter em mente: cada pessoa tem uma imaginação diferente da outra. Mesmo que alguém explique uma situação da maneira mais detalhada possível ainda assim o receptor imaginará diferente do que o emissor explicou. Espaço é mais simples porém complexo de se imaginar. Basicamente o plano de batalha consiste de blocos de 1 metro cúbico cada. Então se um personagem tem VLa 2 ele anda dois blocos por turno. O problema começa quando se tem uma batalha acontecendo e é necessário posicionar ambos os grupos no mesmo plano e ainda levar em conta obstáculos. Acho interessante adquirir uma folha com pauta quadriculada como esta:

pauta quadriculadaAí o MJ pode usar peças pequenas ou escrever a lápis os nomes dos personagens e obstáculos. Logicamente certos personagens ou obstáculos ocupam mais de um quadrado. E você poderá precisar de mais de uma folha porque alguns podem voar. Uma coisa importante é marcar, de alguma forma, para que lado o personagem está virado. Via lápis dá para se virar, só que você deve lembrar sempre que quase todos os turnos a posição dos personagens muda o que tornaria constante o uso de borracha.

O que seria altamente recomendável seria comprar kits de peças de RPG de tabuleiro. Eu recomendo usar os dados do jogo, sejam eles d6 ou d10 para personagens e tracejar os obstáculos a lápis. Moedas podem ser interessantes também porque é mais fácil demonstrar para qual direção o personagem está virado com elas do que com dados.

Mais a frente você vai entender como trabalhar melhor com tudo isso.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s