Transformações

Muitas criaturas na natureza se transformam quando precisam. A lagarta vira uma borboleta. É muito interessante jogar com personagens que possuem mais de uma forma. Quando as múltiplas formas de um personagem são iguais em regras, criar formas diferentes será apenas uma questão de “estética”. Agora, quando uma ou mais formas conferem poderes extras, é interessante representar os mesmos em regras.

Em Jip é bem mais comum um personagem assumir uma forma gastando seus pontos de Fúria e ficar transformado por um tempo até volte para a sua forma base. Sim, a forma base é onde são gastos a maioria de seus pontos. A(s) forma(s) secundárias são adaptam aos atributos da forma base como um equipamento.

A construção de uma forma, embora simples, pode parecer confusa à princípio. A começar pelo fato de que uma Transformação é comprada com PSPs assim como SPs. Apesar disso, muitas Propriedades de SPs, a grande maioria, não serve para elas. Por outro lado, algumas Propriedades de equipamentos servem perfeitamente porém com custo completamente diferente.

Transformações podem ter SPs que especificamente só funcionam quando o personagem está na forma em questão.

Se o “gatilho” da transformação for gastar os cinco pontos de Fúria, quer o Jogador queira ou não, o custo final da forma em PSPs deverá ser metade da soma de tudo que foi comprado para a forma, exatamente como se a forma fosse um SP com a propriedade Fúria / “Ougi”. MJ, quando achar que uma forma custou poucos PSPs e deixa o personagem muito forte, lembre-se que conseguir cinco pontos de Fúria e não morrer não é fácil.

Por outro lado, criar formas com outro gatilho, a coisa muda de figura. Um ótimo gatilho seria através da Ativação pela vontade do Jogador, mas nesse caso, além da forma ter uma duração como de costume, ele só poderá se transformar uma certa quantidade de vezes por dia. O atributo para testar a ativação pode ser DS, IT ou MG, de acordo com o Jogador com a palavra final do MJ.

Não importa qual seja o gatilho, a duração do tempo que o personagem passa transformado sempre será limitado. Salvo quando todas as formas têm os mesmos atributos e SPs.

 

Regras gerais

Entenda o princípio: “gatilho” é um evento que dispara outro e este evento só pode acontecer se o gatilho acontecer. Como dito antes, uma Transformação ocorrerá sempre por um gatilho determinado que pode ser:

  • Fúria: o personagem gasta seus cinco pontos acumulados de Fúria e se transforma. Uma variação deste seria o personagem se transformar quando o MJ quiser, desde que o personagem tenha os cinco pontos de Fúria.
  • Teste limitado: mediante um sucesso em um teste de DS, IT ou MG (escolhido na criação da forma) e por uma quantidade limitada de vezes por dia, ele se transforma.

 

Como no segundo gatilho o personagem é limitado a um número de transformações diárias, esta quantidade pode ser aumentada conforme a compra de propriedades (veja mais adiante). A quantidade inicial é uma transformação por dia. Embora seja pouco, considere que o personagem tem total controle sobre quando e onde se transformará. Muitas vezes uma única transformação por dia é mais que suficiente.

Independentemente do gatilho escolhido, a Transformação dura um tempo. Este tempo também pode ser aumentado ou reduzido com a compra de propriedades. O tempo inicial é o Level do personagem mais 3. Logo, no Level 4, ele fica transformado por sete turnos.

O personagem leva 1,0t para se transformar. E mais uma vez existem propriedades que podem mudar isso.

Cada forma possui seus próprios Pontos de Vida e Pontos de Mágica. A perda ou recuperação de PVs ou PMs de uma forma nunca influencia na outra. Claro que se numa forma o personagem possui mais MG, significa que o total de PMs dessa forma será maior. Agora a parte interessante, ficar sem transformar em uma forma secundária por um tempo conta como se o personagem tivesse descansado aquele tempo naquela forma. Um bom exemplo: Douglas perdeu 90% de PVs na sua forma de lobo. Quando voltou a sua forma humana (a base), ficou dias sem se transformar em lobo novamente até que se transformou novamente e percebeu que a forma de lobo havia recuperado todos os seus PVs.

Morrer em uma forma, significa morrer em todas. Ser paralisado ou petrificado significa permanecer transformado até que acabe o efeito do Estado. Para os demais Estados, mesmo que se transforme de volta para a forma base, o personagem, por exemplo, continuará envenenado.

 

Lista de Propriedades de Transformações

Tirando umas poucas exceções, a lista a seguir contém Propriedades já citadas antes, tanto de SPs quanto de Equipamentos, o que muda é o custo. Não esqueça de que após terminar de comprá-las, divida a soma de seus custos por dois e arredonde para cima.

Toda Propriedade de Transformações custa PSPs.

Lembre-se que é possível criar SPs que só funcionam com uma determinada forma, desde que nenhum deles tenha a propriedade Fúria / “Ougi”. E o custo deles deverá ser somado aos custos das propriedades compradas para a Transformação a qual servem.

 

(++) Atributo +1: Um atributo do personagem é acrescido em um quando transformado. Pode ser comprado mais de uma vez. O atributo em questão não deve ser VL.

(++) Atributo ++2: Pode ser comprado mais de uma vez com condições iguais ou diferentes. Um atributo do personagem é acrescido em dois, quando transformado, com uma condição. Existem exemplos de condições na lista de propriedades de equipamentos. O atributo em questão não deve ser VL.

(+) VL +1: Tanto VLa como VLc aumentam em um. Pode ser comprado mais de uma vez.

(+) VL ++2: Como Atributo++2, só que para VL, ou seja, VLa e VLc aumentam em dois sob uma condição pré-determinada para cada vez que VL++2 for comprado.

(+++) Transformação Extra: Apenas se o gatilho for Teste Limitado. O personagem pode se transformar mais uma vez ao dia. Pode ser comprado mais de uma vez.

(++) Aparentemente Infinito: Serve para qualquer gatilho, mesmo que não pareça. O personagem não precisa voltar para sua forma base para se transformar de novo. Funciona assim na verdade: no início da rodada, mesmo que não seja seu turno, o personagem faz o que precisa cumprir de acordo com o seu gatilho e a duração da Transformação se renova naquela rodada e, então, ele prossegue o jogo normalmente no seu turno. Como ele não se transforma realmente, “parece” que nunca saiu de sua forma, o que faz com que ele não perca o turno se transformando.

(++) Duração Extra: Aumenta a duração da transformação. Escolha VT ou MG quando comprar Duração Extra: o tempo da transformação passa a ser o atributo escolhido mais o Level do personagem mais três. Por exemplo, se VT foi o atributo escolhido e este for 5 e o Level dele for 3, a transformação durará 11 rodadas, pois 5+3+3=11. Você deve usar o atributo do personagem já modificado pela forma.

(+) Aparentemente mais forte: Para todos os efeitos de regras que tomam o Level do personagem para um cálculo, o personagem é dois Lvs acima do que realmente é. O personagem não ganha mais pontos em nenhum outro lugar por causa disso. Isso vale também para o cálculo de duração da forma, ou seja, a forma acabará por durar mais duas rodadas. Como alguns inimigos podem saber o Level do personagem, transformado ele parecerá dois Lvs mais forte para eles do que realmente é. Claro que isso é uma faca de dois gumes, pois oponentes com essa capacidade podem ser tanto tentados a fugir como a atacar o personagem por causa de Aparentemente mais forte. Se essa propriedade pode ou não ser comprada mais de uma vez isso vai depender do MJ.

(++) “Critical Hit” mais freqüente: +1 no resultado necessário no teste de acerto. Se for comprado uma vez, o Critical Hit passa a ser com um resultado 1 ou 2 e 3 passando a ser quando apenas a Esquiva é reduzida em 1. Se for comprado duas vezes, ele ocorrerá com 1, 2 ou 3 e 4 será o resultado especial. Só se pode comprar até três vezes.

(+) Tipo: o dano básico do personagem desarmado passa a ser um tipo diferente de contusão. Na verdade, funciona exatamente como Tipo de SPs.

(X) Vulnerabilidade/Resistência/Invulnerabilidade/Absorção Parcial ou Completa: De fato é possível comprar Vulnerabilidade, Resistência, etc. Para um determinado tipo de dano como se comprado para um equipamento, mas duplique o custo para que a compra seja em PSPs. Vulnerabilidade a Fogo, por exemplo dá – –; Invulnerabilidade à Água ou Gelo custa ++++.

(++) Mais Alto ou Mais Largo: Exatamente como a HE Racial Mais Alto ou Mais Largo e também pode ser comprado mais de uma vez.

(+) Tamanho Reduzido: Exatamente como a HE Racial de mesmo nome.

(++) Quatro-patas: Como a HE Racial de mesmo nome.

(+++) Instantâneo: Se transformar conta como uma ação ataque equivalente e por isso gasta somente 0,5t ao invés de 1,0t.

(+++++) Divisão em Níveis: A forma do personagem pode ser dividida em níveis e cada nível funciona como uma forma distinta, com seus próprios PVs e PMs também. Além disso cada nível possui também níveis diferentes das propriedades: Atributo+, Atributo++, Mais Alto, Mais Largo, Atributo– e Atributo– –. Primeiro de tudo determine qual destas propriedades já citadas foi comprada mais vezes: a quantidade de vezes que a propridade mais comprada foi adquirida determina quantos níveis extamente tem a forma. Enquanto o nível mais alto possui todas as características no máximo, você deve dividir igualmente os níveis das propriedades entre os níveis das formas mais baixos. Um exemplo: AT+3, DF+2 e Mais Alto x1; a forma tem três níveis, então, e no primeiro nível ela tem AT+1 somente. No segundo nível AT+2 e DF+1. E no terceiro e último nível AT+3, DF+2 e o único nível de Mais Alto. Um fato importante é que Mais Alto e Mais Largo contam como propriedades independentes. Outro exemplo: Mais Alto x2 e Mais Largo x1, assim terá dois níveis: o primeiro nível com Mais Alto x1 e o segundo nível com Mais Alto x2 e Mais Largo x1. A passagem de um nível para outro depende diretamente do gatilho da forma. Para Fúria, basta gastar um ponto de Fúria para passar de um nível para o outro. Para Teste Limitado, teste o atributo escolhido menos o nível atual da forma; o nível mais fraco será sempre o primeiro nível e se a forma tiver cinco níveis, por exemplo, o quinto nível será o último e mais forte, quando todas as propriedades encontram-se no máximo. Claro, passar de um nível para o outro não conta como uma das transformações diárias que o personagem pode fazer se o gatilho for Teste Limitado. Quanto a duração da forma, o tempo de duração se reinicia cada vez que um personagem mudar de nível. O tempo que o personagem leva para fazer a passagem de um nível para o outro é mesmo que leva para se transformar, isto é, 1,0t ou 0,5t de ataque equivalente se Instantâneo também tiver sido comprada. E por último, nunca se pode voltar a um nível anterior, como do segundo para o primeiro a não ser que o personagem volte para a forma base e não se pode nunca pular níveis: para ir do nível 1 para o 4, o personagem tem que passar pelo nível 2 e 3 também. E é claro, sempre que se transforma, o personagem assume o nível 1 de sua forma.

(X) Estado: Enquanto transformado, o personagem fica permanentemente sob efeito de um Estado. O custo em PSPs é sempre o valor do estado (em + se for Bom ou – se for Ruim) mais + ou – dependendo se o mesmo é Bom ou Ruim. Logicamente, esse Estado só se aplica à forma que possuir esta propriedade, a não ser que o mesmo tenha sido provocado e não comprado.

(–) Corpo Especial: Como a HE Racial de mesmo nome.

(–) Dificuldade de Usar Armas: Como a HE Racial de mesmo nome.

(– –) Atributo –1: É exatamente o inverso de Atributo +1.

(– –) Atributo – –2: É exatamente o inverso de Atributo – –1.

(– – – – –) Amaldiçoada: Quando a duração da forma acaba uma vez, esta perde todos as Propriedades positivas (exceto Mais Alto, Mais Largo e Tamanho Reduzido), mas não as negativas e continua trasnformado. Quando a duração da forma passa mais duas vezes, o Jogador pode testar IT–2 para tentar voltar a sua forma base. Se falhar, ele tem de esperar a duração passar mais duas vezes para poder testar IT–4 e num sucesso voltar à forma base. Se falhar mais uma vez, o processo deve ser repetido, mas o redutor do teste de IT é cumulativo: se primeiro teste é IT–2, o segundo é IT–4, o terceiro é IT–6 e assim por diante. Assumir esta forma de novo reinicia o processo, isto é, ele terá todos as Propriedades positivas e negativas em funcinamento normal até acabe a duração da Transformação, o que também vale para Amaldiçoado.

 

Como conseguir uma forma?

O MJ pode exigir que o personagem cumpra uma condição para que possa comprar uma forma. E dependendo da situação, o personagem pode até consegui de graça a forma.

As condições pode ser as mais variadas, e algumas vezes absurdas possíveis. A seguir, algumas possibilidades:

  • O personagem precisa ser mordido por um lobisomem para poder se transformar em um.
  • É necessário engolir o medalhão da Fonte Azul, ou qualquer outro nome.
  • É preciso controlar um acesso de fúria ou resistir ao Estado Fúria.
  • O personagem pode passar a se transformar depois de derrotar um poderoso inimigo.

 

Permanência

À critério do MJ, uma forma pode-se tornar permanente após um evento. Sendo permanente a forma substitui a forma base em todos os sentidos. Aumentos de atributos, decréscimos, tudo passa a ser o padrão, a base para qualquer coisa, inclusive outras formas.

Algumas propriedades, por conta disso são descartadas. Dentre elas: Transformação Extra, Duração Extra, Aparentemente Infinito, Instantâneo e Amaldiçoado.

Divisão em Níveis é um caso aparte, pois o personagem pode ficar permanente no nível mais alto ou no mais baixo e ter que avançar os níveis como antes. O MJ é quem escolhe. No segundo caso, no entando, Duração Extra não é descartada de modo algum, pois o personagem permanecerá, em níveis acima do primeiro, como se a Transformação não fosse permanente. E obviamente, ele só pode recuar níveis se acabar o tempo de Transformação, que é quando ele retorna para o primeiro nível. Como a forma dividida em níveis, tornou-se a base, ele pode escolher voltar para o nível 1.

Por razões óbvias, se o personagem fica para sempre no nível mais alto, em termos de regras, os níveis inferiores não existem mais. Resumindo, nesse caso, a propriedade Divisão em Níveis foi descartada. E outra propriedade que não será descartada se Divisão em Níveis não for, é Instantâneo.

Agora a parte chata, porque a não ser que o personagem esteja permanentemente no nível mais alto, somente o primeiro nível servirá como base para as outras formas. Logo, ele precisa voltar para o primeiro nível para poder se transformar.

Como os SPs, as Transformações podem ser dadas ao equipar armas, escudos, anéis, etc. Isso pode gerar uma boa discussão, porque uma habilidade de Transformação embutida num equipamento ou é sempre permanente ou nunca é.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s