Evolução do Personagem

Seres vivos nascem, crescem e morrem. Durante esse período eles aprendem diversas coisas e geralmente usam o que aprenderam.

Seu aprendizado também é medido em Bee: com pontos de experiência ou simplesmente XP e é dividido em níveis que são os chamados Levels ou simplesmente Lvs.

A quantidade de Lvs que um personagem possui, reflete quão experiente e poderoso ele é. Para subir ou avançar de Lv, o personagem deve acumular uma certa quantidade de XP e esta é expressa nos pontos de experiência que faltam para avançar de Lv ou simplesmente PX.

Personagens iniciantes começam no Lv 1, com PX 10 e XP 0. Para cada 1 XP que o personagem ganhar, o jogador deve diminuir 1 PX e acrescer em 1 o XP atual.

No exato momento em que PX chegar a zero, o personagem terá avançado de Level e PX será o dobro do que era inicialmente no Lv anterior. O valor de XP atual será sempre o total de XP acumulado desde o Lv 1. Se PX ficar negativo, o personagem também avança de Lv, só que esse valor negativo será somado ao novo PX.

Por Exemplo: um personagem de Lv 1 possuía XP 9 e PX 1. Ele recebeu, então, 5 XP. Aqui seguem os cálculos: 1 – 5 = –4; 9 + 5 = 14. O próximo valor de PX será: 10 x 2 = 20. Então 20 – 4 = 16. O resultado final é Lv 2 com XP 14 e PX 16.

Cada vez que o personagem avança de Lv, ele ganha 3 PPs. O Jogador pode colocar estes em Atributos, comprar novas HEs ou pagar e remover as HEs negativas. Se o MJ permitir, pode-se comprar Estados bons, Resistências, Invulnerabilidades, Absorções, remover Estados ruins ou remover Vulnerabilidades.

Para fins de evolução, diferentemente da criação de personagens, Atributos Testáveis custam 2 PPs por ponto e Atributos Roláveis 1 PP por ponto.

Velocidade custa 1 PP por ponto. Logo, se um PJ tem VL 2/4, gasta 1 PP, fica com VLa 3 e VLc 5.

Cenários diferentes podem ter mais ou menos PPs durante a evolução, assim como PPs para criação podem dependendo do cenário.

Exemplos:

  • Herói: 7 PPs para criação e 3 para evolução. 0 PSPs em todos os casos.
  • Normal, mas acima da média: 6 PPs para criação e 2 para evolução. 0 PSPs em todos os casos.
  • Normal ou mundano: 5 para criação e 1 para evolução. 0 PSPs em todos os casos.
  • Super-Herói: o Jogador escolhe, para criação, dentre: A) 7 PPs mais 10 PSPs ou B) 8 PPs mais 5 PSPs. Para evolução use: para A) 4 PPs e 3 PSPs ou B) 5 PPs e 3 PSPs.
  • Herói estilo mangá: 7 PPs mais 5 PSPs para criação. 3 PPs mais 5 PSPs para evolução.

 

O Jogador não é obrigado a gastar todos os pontos assim que evoluir, podendo guardar para depois. Isso é útil para, por exemplo, poder comprar um Estado que é muito caro ou um ponto de Atributo Testável.

Se VT e/ou MG mudar(em), recalcule o valor máximo de PVs ou PMs.

Anúncios

Um comentário sobre “Evolução do Personagem

  1. Pingback: Tabelas | Bravura & Esperança

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s