Mestrando e Narrando: 0 – Introdução

O objetivo de um jogo de RPG é a diversão. Cada sessão de jogo é m pedaço de uma campanha. O MJ tem o dever de conduzir a Campanha de modo que ele também se divirta. Este é o grande desafio.

Esta parte é um guia: uma coleção de dicas e conselhos que o MJ pode seguir para alcançar seus objetivos.

Mestrando ou Narrando?

O MJ pode assumir certos papéis durante sessões. Ele é um:

Mestre: quando assume o papel de guia junto do de juiz. Ele deixa a história fluir mais de acordo com os PJs e PNJs.
Narrador: quando conta uma história e espera a reação dos PJs. Então cria ou continua a história como uma “contra-reação”.
A diferença entre eles é bem sutil, mas note as palavras chave: guiar a narrar. O MJ vai alternar entre cada uma durante uma Aventura e, muitas vezes, ao mesmo tempo. Mas a parte importante não é dar nomes ao que está fazendo e sim saber o que fazer.
Seja um Mestre quando:
• Os PJs estão perdidos.
• Um Jogador escreveu um texto gigante sobre seu personagem e é possível incluir os outros de forma sutil, ou, se necessário, forçada.
Seja um Narrador quando:
• PJs cumpriram uma ação e narre as consequências.
• Os Jogadores precisam ser situados na história.
Pelo livro o termo “narrar” é usado tanto para mestrar quanto para narrar.

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